Desafio 185: Grua de brincar

02-01-2025

O Adolfo ofereceu uma grua de brincar ao seu sobrinho como presente de Natal. O sobrinho não resistiu, desembrulhou-a rapidamente e começou logo a manobrá-la, utilizando quatro romãs que estavam sobre a mesa de jantar. Observando a Fig.1, percebemos que ele está prestes a tentar colocar a última romã no prato. A grua é controlada através de uma consola com 6 teclas, apresentada também na figura.

Questão:

Sabendo que a grua já segurou a romã, quantas teclas deverá o sobrinho do Adolfo utilizar na consola para colocar cuidadosamente a romã no prato?

Desafios do Clube de Programação da ESAP | clubeprog@esap.edu.pt 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.