Desafio 81 | Navegando até casa

02-11-2022

O Adolfo está a navegar em alto mar, mas pretende regressar a casa o mais rapidamente possível, porque começou a escurecer. Para isso, pega numa bússola e começa a traçar o caminho mais curto sem correr o risco de colidir com alguma de várias ilhas existentes nas proximidades. Na Fig.1 existem as rotas de navegação representadas por linhas tracejadas, os pontos que permitem mudanças de direção, as ilhas existentes, o ponto de localização do seu barco e o ponto que representa o local onde deverá ancorar. Ele pretende anotar o percurso que deve seguir. Por exemplo, "2N" significa dois pontos pretos para Norte, "3SW; 2S" significa três pontos pretos para Sudoeste; muda de direção; e segue 2 pontos pretos para Sul.

Questão:

Qual será a instrução (A,B,C,D) que levará o barco até ao destino o mais rapidamente possível sem colidir com uma ilha?

A – 4NW; 1W

B – 2NW; 2N; 1NW; 1W; 1SW

C – 2NW; 2W; 2N; 1W

D – 2NW; 2W; 1NW; 1N 

Desafios do Clube de Programação da ESAP | clubeprog@esap.edu.pt 
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